Dr. Marcio

Doença do Corredor

A Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (SABIT), também conhecida como “Doença do Corredor”, pode ser definida como uma patologia causada por overuse, onde a banda iliotibial (estrutura em fáscia que se estende desde o quadril até o joelho) sofre atrito e compressão contra o epicôndilo femoral lateral conduzindo a um quadro inflamatório local causando dor na face externa do joelho, geralmente a partir de 2 a 3 km do início da atividade. A SABIT acomete cerca de 10% a 12% dos corredores, principalmente aqueles que realizam longas distâncias em treinamento e treinam em aclives e declives.

Atletas com encurtamento de musculatura da panturrilha, pés planos (“pé chato”), e alterações torcionais dos membros inferiores apresentam mais chance de desenvolver os sintomas.

Geralmente o diagnóstico é clínico, porém a ressonância magnética pode ajudar a determinar a extensão da inflamação e auxiliar nos diagnósticos diferenciais.

O tratamento geralmente é realizado de maneira conservadora (não cirúrgico), através de repouso, fisioterapia, modificação de treinamento, anti-inflamatório, crioterapia (gelo), fortalecimento para balancear a musculatura do membro inferior, alongamentos musculares, utilização de órteses-palmilhas para compensação dinâmica de alteração estrutural nos pés quando presente.

Na falência do tratamento conservador, pode ser necessária a reparação cirúrgica para a ressecção da área de compressão ou alongamento do trato iliotibial.

Lembre-se, se você tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato, pois o Dr. Márcio terá prazer em esclarecê-la.