Dr. Marcio

Lesões Ligamentares

Ligamentos são estruturas estabilizadoras de qualquer articulação, logo suas lesões podem determinar instabilidade e disfunção articular.

 

LCM

O ligamento colateral medial (LCM) é o principal ligamento que impede a abertura em valgo do joelho. É o ligamento mais comumente lesionado no joelho e geralmente apresenta uma boa cicatrização se tratado corretamente, não determinando disfunção articular. É conhecido pela “dor do dia seguinte”, pois geralmente traumas ou entorses leves no joelho desencadeiam desconforto nesse ligamento (parte interna do joelho) geralmente após um período de repouso.

O tratamento conservador consiste em repouso, uso de imobilizadores funcionais e fisioterapia.

Para os casos de rupturas graves, que evoluem com instabilidade medial, pode ser necessário o reparo cirúrgico.

 

LCA

O ligamento cruzado anterior (LCA) apresenta a função de evitar a translação anterior da tíbia sobre o fêmur além de conferir estabilidade rotatória ao joelho. Após sua ruptura, sua cicatrização funcional é ineficiente pela incapacidade de manter sua força tênsil, sendo geralmente necessária a reconstrução quando se almeja obter estabilidade articular e desacelerar o processo de desgaste articular gerado pelos movimentos anômalos da instabilidade articular. Para tal procedimento, geralmente utilizamos os tendões dos músculos semitendíneo e grácil ou o ligamento patelar como área doadora para o enxerto.

O tratamento conservador apresenta resultados limitados para as rupturas completas do ligamento cruzado anterior.

 

LCP

O ligamento cruzado posterior (LCP) apresenta a função de evitar a translação posterior da tíbia sobre o fêmur além de ser o pivot central rotacional do joelho. Sua cicatrização funcional pode ser ineficiente pela incapacidade de manter sua força tênsil, no entanto, existem casos de lesões parciais ou isoladas desse ligamento que o tratamento conservador (não operatório) pode ser aplicado com bons resultados.

Nos casos que apresentam outras lesões ligamentares associadas ou instabilidade, faz-se necessária a reconstrução cirúrgica.

 

CLPL

O complexo ligamentar pósterolateral (CLPL) é formado principalmente pelo ligamento colateral lateral (LCL), tendão do poplíteo (TP), ligamento poplíteofibular (LPF) e cápsula pósterolateral (CPL). Essas estruturas são responsáveis pela estabilização rotatória pósterolateral e impedimento da abertura em varo do joelho. Geralmente as lesões dessas estruturas estão associadas a lesões dos ligamentos cruzados, quer seja o anterior, o posterior, ou ambos, nos casos de luxações do joelho. Os comprometimentos dessas estruturas geram grave instabilidade articular necessitando de reparo cirúrgico para obter uma melhora funcional e estabilização da articulação do joelho.

Lembre-se, se você tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato, pois o Dr. Márcio terá prazer em esclarecê-la.